Liderança - O profissionalismo
Profissionalismo o que é?
Profissionalismo, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, pode ser definido como:
“Substantivo masculino; Actividade de uma pessoa que faz uma coisa por ofício; Brio profissional; Contrário de Descuido, Desleixo, Incúria, Negligência; Qualidade do que é profissional.”
Eu costumava definir o profissionalismo pelo Passado da pessoa (o 'background', as 'Casas' que tinha frequentado e a sua evolução ou não), a Sabedoria (o 'know how', ou seja, os conhecimentos técnicos) e a Proactividade (a inteligência para compreender a realidade onde se encontra oferecendo soluções à equipa mesmos que não sejam pedidas).
Os primeiros contactos com colegas novos, as primeiras semanas a colaborar com eles, as primeiras conversas, e tirava a 'pinta': “Epah este tipo é bom” Ou “Temos máquina” Ou “Este é fraquinho”.
Profissionalismo - Como medir?
Como se mede o profissionalismo? Será algo assim subjectivo e de difícil análise, algo que advém da empatia ou não pela pessoa e colega, ou será possível quantificar com dados mensuráveis?
As Instituições, que estão sempre acima das pessoas sejam elas o Director ou o Auxiliar de Limpeza, devem ter uma Visão facilmente apreendida por todos e Regras escritas e bem definidas que se possam reflectir nas definições de funções de cada um, os vulgarmente chamados 'Job Descriptions'.
O 'Job Description' deve apresentar as tarefas específicas para cada função tendo em vista as necessidades da empresa, das equipas e do bem-comum, na busca de atingir os objectivos definidos que se enquadram na Visão existente.
A avaliação da valia do colaborador deve ser feita pelo cumprimento ou não das tarefas que lhe estão destinadas.
Independentemente do QI, das capacidades atléticas ou da empatia que se possa nutrir pela pessoa, a sua valia para a empresa é o cumprimento das suas funções, como a empresa sendo toda uma grande engrenagem em que cada peça é essencial ao seu bom funcionamento. Basta que uma peça empene para que toda a engrenagem fique emperrada e a máquina fique em esforço.
Importância de ter bons profissionais
A pessoa é um bom profissional quando cumpre as suas tarefas e respeita as regras da empresa, tudo o resto é subjectivo.
Uma árvore tem várias folhas e ninguém pode dizer que há uma folha mais importante do que as outras, todas são parte da árvore e têm a sua importância.
Porque havemos de ser medíocres se podemos ser excepcionais?
Nuno Silvério