Economato do Hotel
"Economato? Que raio."
Já lá vai o tempo em que pedi assistência a uma Câmara Frigorífica que não surgia...
Passadas duas semanas, e depois de vários telefonemas, lá me chegou o técnico ao qual eu perguntei:
“-Estava difícil!”
Ao que ele me respondeu:
“Eu não dava com o Hotel, perguntei à empresa para onde era a assistência e responderam-me 'no Economato' mas, coloquei no GPS e não me aparecia nenhum Hotel chamado Economato aqui na zona!”
Parece anedota mas, é verídica esta história. =)
Economato significado
O Economato é esta secção mais ou menos obscura que os clientes e quem não trabalha no ramo muitas vezes nem imaginam que existe ou como funciona.
Geralmente, é aquele espaço na cave, no piso subterrâneo ou um mero cubículo na garagem do Hotel.
É aquela zona onde se guardam os materiais e algumas matérias-primas não perecíveis e onde toda a gente recorre quando estes artigos faltam ou quando querem dar uma escapadela.
Por vezes, espécie de psicólogo, onde os colegas passam a desabafar enquanto espreitam se há alguma requisição pronta para levar para a sua secção.
Há os que chamo “orçamentistas” que passam sempre a aferir o tamanho das requisições porém, que nunca os vi a carregar uma, deixando-as sempre para o próximo numa atitude altruísta de garantir que o colega tem trabalho.
Por vezes, espaço de discussão futebolística mas, com superior qualidade em relação aos programas do género na televisão portuguesa. =)
Como diz o Sr. Júlio acérrimo adepto de futebol: “O Economato é o médio que recupera a bolas e a coloca à disposição dos pontas-de-lança para marcarem golos.” Segundo ele, os 'Pontas-de-Lança' são os colaboradores que trabalham em contacto directo com o público.
É a zona neutra onde cozinheiros e empregados de mesa se cruzam de igual para igual, longe da eterna guerra que se passa no 'topo' dos “queima cebolas” contra os “gamelas” na luta pelo serviço de excelência.
A importância do Economato
Independentemente do piso, da dimensão e da cor mais ou menos cinzenta, o Economato é essencial na Recepção e Conferência das mercadorias, na Distribuição das mesmas para as várias secções do Hotel, é o garante dos Stocks Mínimos, é a rede que ampara os trapezistas, é o Hospital de campanha da Cruz Vermelha para acorrer a todas as Urgências.
Nós não nascemos bons, tornamos-nos bons porque trabalhamos no Economato. =)
Porque havemos de ser medíocres se podemos ser Excepcionais?
Nuno Silvério
#reisdoeconomato