Logística, a Arte de Satisfazer Necessidades
Um dia no Economato
“-Epah, preciso de material!” - Quantas vezes não nos irrompe um colega pelo armazém em passo acelerado e ar desesperado quebrando a tranquilidade do meio dos montes de facturas e transferências internas pendentes de lançamento no nosso amigo 'Materials Control'?
Os meus armazéns são geridos como um cofre, não guardo produtos, guardo dinheiro, e o meu objectivo é responder às necessidades dos meus clientes internos despendendo o mínimo de recursos possíveis. Olho para os produtos como amontoados de moedas e quanto menos dinheiro estiver parado no armazém, mais dinheiro tem o meu patrão para investir e fazer crescer a empresa.
Trabalho com uma política de 'Just-in-Time' e 'Turnovers' altos.
Para os meus colegas da 'Operação', os Artistas, aqueles que lidam directamente com o cliente, não lhes interessam muito estas contas, a prioridade deles é vender sonhos, é satisfazer os clientes cada vez mais exigentes num mercado cada vez mais competitivo.
Economato o que é?
A Logística, ou o mais conhecido 'Economato', é pois o facilitador de todos os artigos necessários para satisfazer as necessidades dos clientes internos que por sua vez vão responder à demanda dos clientes externos.
Para responder a todas as necessidades mantendo a eficiência na gestão dos stocks a chave é Informação. Com pequenas regras, Pedidos de Requisição para um período específico, que pode ir de um dia a uma semana, e conversas mais ou menos informais que se mantêm com os Chefes de Secção, conseguem-se conciliar as entregas dos fornecedores com as necessidades evitando stocks exagerados.
Hotelaria, arte mágica
Aquele colega desesperado vai sempre surgir de quando em vez porque a Hotelaria é um negócio de pessoas para pessoas e nunca se consegue prever tudo. O factor humano cria todos os dias novos desafios, no entanto, esse é o papel da Logística, responder a necessidades e criar soluções, sempre com um sorriso porque esta é a nossa Arte.
"O único local onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no Dicionário." (Albert Einstein)
Nuno Silvério
#reisdoeconomato