Liderança: Construir Equipas
Liderar é fácil
Liderar é fácil, difícil é construir as melhores equipas; esta é a minha filosofia.
Quantos de nós não temos uma caixa em casa onde guardamos os parafusos, porcas, buchas (etc) para quando andamos em bricolage? Com certeza, muitos de nós.
Quando estamos a montar uma estante ou a colocar um quadro recorremos a esta caixa, na maioria das vezes, com as peças soltas e procuramos uma bucha ou um parafuso que encaixe. Não estamos muito preocupados com a cor, se foi o que compramos há mais ou menos tempo, simplesmente, somos práticos e completamos a nossa tarefa com a peça que nos falta.
Porquê complicar?
Porquê que quando contratamos alguém para as nossas equipas questionamos acerca da sua idade, género, orientação sexual, experiência passada? Porque não avaliamos apenas se esse "parafuso" pode encaixar na tarefa pretendida?
Simplifiquemos, deixemos de lado as nossas ideias preconcebidas, procuremos os nossos colaboradores como procuramos o "parafuso" que encaixa, definamos o que precisamos. Podemos escrever numa folha as características adequadas ao Job Description; Pontualidade, Rigor, Conhecimento do Programa X, Domínio da Língua Y (etc) e depois procuremos essas características nas entrevistas com os candidatos. Dediquemos bastante tempo ao processo de recrutamento, façamos análise dos vários candidatos, várias fases de entrevista e se possível testes psicotécnicos.
Exemplo
Por exemplo, a Nucor, uma siderurgia norte-americana, procurava colaboradores que gostassem de entrar cedo e com capacidade de trabalho. Concluíram que os agricultores tinham as características que procuravam e que seria mais fácil ensinar agricultores a fazer aço do que ensinar ética de trabalho dos agricultores a pessoas que não a têm. Assim, em vez de instalarem siderurgias em cidades com tradição no sector, decidiram localizá-las em zonas tradicionalmente agrícolas. (in “De Bom a Excelente”, Jim Collins, Casa das Letras).
Conseguiram as pessoas certas para o trabalho.
Empatia
O mais complexo na construção de uma equipa é criar empatia entre os membros, gerir os egos e aí, benditos "parafusos" que não falam nem discutem entre si.
Porque havemos de ser medíocres se podemos ser excepcionais?
Nuno Silvério
#reisdoeconomato